Moto da UCP

"BATALHAMOS POR CRISTO, LUTAMOS COM AMOR... SOMOS SOLDADOS DE NOSSO SENHOR"
(moto da UCP)

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Caixa de Memórias

Queridos pais, 
É com muita alegria que iniciamos mais um período de programações da “UCP da PIPG” (União de Crianças Presbiterianas da Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia), rogando a Deus que nos dê sabedoria, discernimento e disposição para ajudá-los a guiar nossas crianças nos caminhos do Senhor. 
Esse ano gostaríamos de propor uma atividade diferente, para ser realizada em família. E, para que isso seja possível, é indispensável a sua participação. A ideia foi retirada do livro “101 Ideias Criativas para a Família”, de autoria de David e Carol Sue Merkh (Ed. Hagnos), a qual transcrevemos a seguir: 
Memoriais são lembranças visíveis e objetivas que recordam a fidelidade de Deus em nossa vida. A Palavra de Deus registra muitas destas marcas na vida espiritual do povo de Deus: o arco-íris, os altares, as pedras do rio Jordão, a Arca da Aliança, as festas judaicas, o batismo, a Ceia do Senhor. Precisamos de memoriais porque, como seres humanos, tendemos a esquecer o que Deus tem feito por nós. Memoriais nos fazem lembrar e transmitir esta memória de um Deus vivo para a próxima geração. Também inibem a reclamação e a murmuração, pois a bondade de Deus está sempre perante os nossos olhos.
Provavelmente ninguém hoje construiria um altar no seu quintal (embora a ideia tenha potencial). Mas podemos estabelecer em nossos lares lembranças concretas e criativas que servirão o mesmo propósito. Você não adotará todas as ideias apresentadas aqui, mas esperamos que uma ou outra estimule sua família a criar memórias da fidelidade de Deus em suas vidas.” (p. 85)
Caixa de sombras (Prateleira de memoriais)
Material necessário: cristaleira pequena (um pequeno armário com portas e vidro) ou uma prateleira ornamental protegida; objetos que representam eventos marcantes na vida familiar. [Na UCP, usaremos uma caixa de MDF e os objetos].
Procedimento: o propósito da caixa de sombras é preservar na memória da família os atos e eventos especiais que tendem a cair no esquecimento. Seguindo o modelo bíblico de memoriais (...), esta pequena prateleira guardará objetos que servirão de lembranças constantes e visíveis de eventos marcantes na história da família.
Para montar sua caixa de sombras, é necessário reunir a família e fazer uma 'tempestade cerebral', na qual vocês geram uma lista dos eventos mais importantes na vida familiar (veja os exemplos a seguir). Depois, procure colocar os eventos em ordem de prioridade (todos poderão votar) para decidir quais devem ser comemorados. Seria bom começar com um número limitado de eventos, de 5 a 7, para poder acrescentar outros depois. A próxima tarefa é pensar em objetos que poderiam representar estes eventos. Finalmente, a família deve procurar estes objetos ou confeccioná-los para colocar na sua caixa de sombras. Esta prateleira deve ficar num lugar de destaque, para servir como lembrança constante da graça e da misericórdia do Senhor. Deve ser usada ocasionalmente como parte do culto doméstico da família, contando as histórias da fidelidade de Deus para a próxima geração. Assim, a família também ficará atenta para novas evidências da boa mão do Senhor sobre ela.
Alguns exemplos: na nossa sala de estar, temos nossa caixa de sombras num ponto de destaque, fato que gera perguntas e oportunidades para testemunharmos sobre a fidelidade de Deus com nossa família. Dentro, colocamos vários objetos representando estes eventos:
Cobra de plástico: Deus protegeu nossa filha caçula, Keila, recém-nascida, de uma cobra coral que estava debaixo da colcha de seu berço.
Mala marrom: A polícia de São Paulo recuperou todos os nossos documentos depois de serem roubados num assalto.
Pequeno carro (brinquedo): Daniel quase foi atropelado num passeio com a família.
Cheque cancelado: Lembra-nos da provisão de última hora de uma mensalidade na faculdade.
Miniatura de uma casa: Comemora a maneira quase milagrosa pela qual Deus nos deu uma moradia própria.” (p. 87/88)
Nossa oração é para que tenhamos corações gratos e que possamos sempre reconhecer as várias bênçãos derramadas por Deus diariamente em nossas vidas. Por isso, é imprescindível sua presença (pai e mãe) na abertura da UCP nesta sexta, dia 10/02/2012, às 20 horas no IPE/Centro, quando entregaremos as caixas às famílias que têm filhos na idade da UCP (5 a 10 anos). Até lá!
Em Cristo,
Equipe da UCP da PIPG

Nenhum comentário:

Postar um comentário