Moto da UCP

"BATALHAMOS POR CRISTO, LUTAMOS COM AMOR... SOMOS SOLDADOS DE NOSSO SENHOR"
(moto da UCP)

terça-feira, 11 de outubro de 2011

O dia das crianças e o consumismo infantil

Papais, mamães, avós e titios...

Segue um texto do Rev. José Roberto, Secretário Geral do Trabalho da Infância da Igreja Presbiteriana do Brasil, trazendo-nos um alerta muito importante.

A todos, uma boa leitura.
Que Deus nos abençoe e nos oriente!

Em Cristo,
Equipe da UCP


Neste dia das crianças cuidado com...

O dia 12 de outubro se aproxima e com ele a expectativa de muitas crianças de um belo dia de comemorações e presentes. De fato, essa data é sempre muito festiva, regada a muitos presentes, brincadeiras, passeios, comidas etc. Contudo, alerto a todos, especialmente aos pais, sobre o cuidado que devemos ter nesse dia tão especial. Neste Dia das Crianças cuidado com o Consumismo Infantil.

Nenhuma criança nasce consumista. O consumismo torna-se um hábito mental maquinado, característica mais visível da sociedade atual. Não importa o gênero, a faixa etária, a nacionalidade, a crença ou o status social, nossa sociedade é altamente consumista. Somos fortemente impactados por todos os meios de comunicação, em especial a televisão e a internet, na intenção de nos tornarem cada vez mais consumidores inconsequentes. As crianças não estão isentas desse mal e consequentemente sofrem cada vez mais com os terríveis problemas relacionados ao sobejo na hora de comprar ou adquirir algo: obesidade infantil, erotização precoce, consumo precoce de tabaco, álcool e outras drogas, estresse familiar, banalização da agressividade e violência, egoísmo, jactância etc. Assim sendo, o consumismo infantil é uma questão urgente, de extrema importância e interesse geral.

Não tenho dúvida que para o mercado a criança é uma poderosa máquina de consumo, pois consegue influenciar os pais com seu “jeitinho” de pedir as coisas. É o que está sendo chamado de “Kids Power” por pesquisadores e profissionais da área. Segundo a Pesquisa “Hábitos e Consumo das Crianças nos Shopping Centers” da Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação (Esamc), “quando as crianças estão em um Shopping Center, elas fazem bem mais do que transformar os corredores, lojas e escadas rolantes em um grande parque de diversões. Elas estão cada vez mais poderosas, têm opinião formada e sabem muito bem o que procuram. Não é à toa que quando entram em um shopping influenciam 50% das decisões de compra de famílias das classes A e B”. Portanto, as crianças tornaram-se alvo importante para o mercado, pois além do que já foi dito, elas quando impactadas desde a infância tendem a ser mais fiéis a marcas e ao próprio hábito consumista que lhes é imposto.

Dessa forma, o consumismo infantil acaba se tornando um problema que vai além da educação escolar e doméstica. Crianças que aprendem a consumir desenvolvendo valores distorcidos tornam-se um problema de ordem ética, econômica e social. Por isso, nós que somos cristãos, pais ou não, devemos combater qualquer tipo de comunicação mercadológica dirigida às crianças com o intuito do consumismo inconsequente. A infância deve ser preservada em sua essência como o tempo indispensável e fundamental para a formação do caráter. A palavra de Deus diz: “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele". Provérbios 22:6.

Por isso, pais de plantão, antes mesmo de fazer as vontades de seus filhos e enchê-los de presentes e outras coisas mais, instruam seus filhos para que sejam indivíduos conscientes e responsáveis, pois isso é a base de uma sociedade mais justa. A qualidade de vida do seu filho não pode ser apenas um conceito a ser perseguido, mas uma prática a ser vivida. Aproveite o Dia das Crianças para curtir coisas simples, porém importantes para a saúde familiar, como passar o dia juntos na praia, no parque ou mesmo em casa, sem ter que gastar compulsivamente ou resumir a celebração ao ato de entregar presentes.

Feliz Dia das Crianças!

Com Carinho,
Rev. José Roberto

Sec. Geral do Trabalho da Infância - IPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário