Moto da UCP

"BATALHAMOS POR CRISTO, LUTAMOS COM AMOR... SOMOS SOLDADOS DE NOSSO SENHOR"
(moto da UCP)

sábado, 15 de maio de 2010

Amizade pra valer

Amizade Pra Valer (I Samuel 18.1-5; 23.15-18)
"Puxa vida! Davi matou o gigante filisteu; ele venceu o Golias!" Foi assim que Jônatas se sentiu logo depois que Davi havia voltado do campo de batalhas. Desde aquele dia eles se tornaram grandes amigos. Sua amizade era amizade pra valer!
A amizade deles era pra valer porque eles ficaram ligados pela alma (v.1). Amizade de alma é mais forte que amizade só de brincadeira. Amizade de alma é algo que só pode existir entre um pai e um filho (Gn 44.30,31); entre um moço e uma moça quando estão apaixonados um pelo outro e querem se casar (Gn 34.3,8); entre os membros de uma igreja que devem se amar como a nossa (Fp 2.2) e entre dois amigos que aprendem a gostar um do outro pra valer como Jônatas e Davi (I Sm 18.3). Amizade assim é algo que a gente guarda dentro coração, bem lá no fundo do peito, onde a mão de ninguém alcança, só a de Deus!
A amizade deles era pra valer porque fizeram uma aliança perante Deus (v.3 = I Sm 23.18). Amizade pra valer não é amizade secreta, escondida, mas ela acontece na presença de Deus. Não fica escondida em Orkut nem em “site”. Deus sabe tudo dela porque ela é verdadeira e Ele participa também. Uma aliança é um pacto, um acordo feito de coração que a gente resolve não quebrar nunca! Uma aliança é um compromisso que a gente faz de cuidar um do outro com carinho e defender um ao outro o tempo todo. Numa aliança feita diante de Deus, ninguém passa a perna no outro, mas resolve firmemente ajudar o outro a ser uma pessoa melhor a cada dia.
A amizade deles era pra valer porque houve troca de presentes (v.4). Jônatas, que era mais rico que Davi, lhe deu alguns presentes que mostravam que os dois realmente eram amigos. Jônatas não cobrou de Davi um presente em troca dos que lhe deu. Um amigo pra valer não fica cobrando dos outros presentes. Um amigo simplesmente dá presentes porque gosta, e pronto. Quando eles cresceram mais, casaram e tiveram filhos, Jônatas morreu numa guerra. Foi então que Davi mandou buscar o filho de Jônatas, Mefibosete, que tinha cinco anos e que era paralítico, para vir morar na sua casa (II Sm 4.4). Davi cuidou dele como se fosse seu próprio filho, tudo pela amizade que tinha com Jônatas. Isso sim é amizade pra valer!
A amizade deles era pra valer porque essa amizade nunca os levou a serem filhos desobedientes a seus pais (I Sm 18 a II Sm 2). O rei Saul, pai de Jônatas, não gostava de Davi, mas nem por isso Jônatas era mal criado com ele. Davi sabia que o rei Saul não gostava dele, mas nem por isso ficou zombando dele ou o tratava mal. Davi o respeitou porque ele era o rei, e também porque era o pai de seu melhor amigo. Jônatas obedecia a seu pai, mesmo ele não gostando de seu melhor amigo. Seu amor e respeito por seu pai eram tão grandes que ele morreu ao seu lado numa guerra contra os filisteus (II Samuel 1.23).
Jônatas era um filho obediente, amizade como a dele deixa saudade no coração de qualquer um! Sua amizade com Davi era para valer! Quem é o seu amigo(a) pra valer aqui na igreja?
Com amor, Pr. Hélio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário